Unidade e amplitude – Moradores do Bairro Santa Rosália também querem participar
*PAULO BASSO
Ventos insuspeitos de democracia participativa correm Poços de Caldas:
No final da tarde de ontem, domingo, 30 de maio, os coordenadores da Coordenação dos Movimentos Sociais – CMS e do Movimento dos Usuários de Transporte Público em Poços de Caldas - Mutrapu, Paulo Basso e Luciano Vieira, estiveram reunidos com lideranças e populares do bairro Santa Rosália.
O encontro foi organizado pela militante social Zilda e ocorreu no seu estabelecimento comercial, o popular Bar do Mariano. Durante uma conversa muito agradável, foram debatidos assuntos de interesse dos moradores do Santa Rosália, bem como temas que estão afetando a comunidade poços caldense como um todo.
Foram identificados pela comunidade local problemas que vão da ineficiência do Posto de Saúde local, passando por discussões polêmicas como a taxa de lixo, o IPTU, a mudança de regime de trabalho dos Servidores Públicos Municipais de Celetista para estatutário e, principalmente, a implementação do Sistema Publico de Transporte Integrado Grande Amigo.
O coordenador do Mutrapu e da CMS – PC, Paulo Basso, identificou o que denomina de Crise de Vivencia Democrática no município: “Não podemos aceitar que o processo de construção de uma democracia sólida e avançada seja prejudicado pela incompreensão do Poder Público Municipal do direito-dever da população de participar, de opinar e de, em ultima análise, decidir, os caminhos que irão erigir sua sociedade pretendida”.
Não ter esta percepção é incorrer no risco de não reconhecer o grau de amadurecimento democrático atingido pelos brasileiros nos últimos anos. Tentativas de desmerecer, ou ocultar, os movimentos e iniciativas de participação popular organizada, demonstram um certo desespero daqueles que, por motivos que nos escapam, receiam a conversa franca e republicana com a sociedade civil organizada – um medo inconfesso da reflexão e ação independente do povo.
Teoria e prática:
Muito animada, Dona Zilda, além de identificar, com o conhecimento de causa de quem participa ativamente da vida da comunidade daquele bairro há quarenta anos, se posicionou favorável à proposta de realizar no próximo domingo, 06 de junho, um grande ato publico no bairro em defesa das melhorias que urgem serem realizas na infra-estrutura e oferta de serviços públicos no bairro, e no município como um todo.
O evento dará concretude às demandas que afligem a população e esta em sintonia com outras manifestações, de mesmo teor, que vêm ocorrendo e ocorrerão em Poços de Caldas, durante todo este período.
Logo após estas definições, dona Zilda, convidou os demais presentes a se concentrarem próximo à caixa de som para anunciar, com o orgulho de quem sabe que está cumprindo seu papel de cidadã, a definição do ato publico que ocorrerá, em frente ao Bar do Mariano, situado à rua Antenor Andamini, nº337, no próximo Domingo, dia 06, a partir das 16:00 horas.
Em seguida passou a palavra ao senhor Paulo Basso, que convocou a população a participar e demonstrar sua indignação com o que vem ocorrendo em Poços de Caldas. Após sua fala, foi cercado por populares que queriam se interar melhor do ato publico e denunciar os problemas do seu bairro.
*Professor de História e Coordenador da CMS-PC e do Mutrapu.
Parabéns Paulo Basso, espero que você e seus companheiros não desistam dessa luta justa do povo.
ResponderExcluirVamos chamar muita gente para essa manifestação, pode esperar.